sábado, 4 de fevereiro de 2012

Fórum apresenta Berenice Tourinho para concorrer à reitoria da UNIR

A Professora Berenice Tourinho foi a escolhida pelo Fórum Permanente de Defesa da Unir para concorrer às eleições para reitoria da Universidade, no início de março. Num processo democrático, ela foi indicada e acolhida pela maioria de professores e estudantes, numa clara demonstração de que sua trajetória pessoal e acadêmica condiz com as expectativas da comunidade para o futuro da Universidade Federal de Rondônia
Para o Fórum, criado durante a greve, a Universidade Federal de Rondônia vive um momento histórico. Com o afastamento do reitor Januário Amaral, fruto do movimento que durou quase três meses, chega a hora de a comunidade acadêmica decidir quem vai ficar à frente da Instituição nos próximos quatro anos. “A partir do dia primeiro de março, data da eleição para reitoria, o desafio será refazer o caminho da UNIR”, estabelece o documento de apresentação de Berenice, construído coletivamente.
A carta diz ainda que “a instituição precisa de alguém que assuma o compromisso de resgatar o respeito interno e externo que a universidade merece no contexto amazônico e nacional”. Diante dessa urgente necessidade, o Fórum decidiu que a professora Berenice Tourinho reúne os principais requisitos e qualidades para assumir a reitoria. “Aceitei conduzir este processo, colocando meu nome à apreciação da comunidade universitária, porque acredito que a maioria dos professores, estudantes e servidores têm clareza de que é o momento decisivo para o resgate da  Unir, como instituição de ensino superior”, explicou a professora.
Carreira
Berenice Tourinho é professora da UNIR há 23 anos. Atualmente lotada no Departamento de Ciências Sociais, no campus de Porto Velho, atua como docente e pesquisadora.  No programa de pós-graduação em Administração do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas, leciona e orienta dissertações. É doutora em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidad de La Habana (2002), título que foi revalidado pela Universidade de Brasília (UNB); mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986); graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (1981); e especialização em Avaliação Institucional pela Universidade de Brasília (1998).
Como docente também trabalhou na PUC do Rio de Janeiro e na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e como profissional da área de serviço social atuou na Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia.
Berenice também tem formação complementar em Excelência em Gestão Pública, Liderança e Direção, Determinantes da Eficácia Diretiva, Hierarquia de Necessidades e Práticas Diretivas, Comunicação Dirigente-Colaborador e Filosofia da Ciência. Essa bagagem tem possibilitado sua atuação como pesquisadora e consultora nas áreas de avaliação, planejamento e gestão de Instituições de Ensino Superior.
Atuação Social
No campo da defesa dos direitos das crianças e adolescentes, atua como pesquisadora, coordenadora de pesquisa e militante em projetos de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, em colaboração com o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos (CDCA). Berenice é a coordenadora da Comissão de Políticas Públicas e Orçamento do Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de RO.
Propostas
Entre as principais propostas para a gestão na reitoria da Unir, Berenice Tourinho quer regularizar os cursos de graduação presenciais e à distância, além dos cursos do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica). Pretende persistir nas negociações para ampliar o quadro técnico e docente, visando a superar o déficit atual e ainda definir uma política institucional para oferta dos cursos de graduação e pós- graduação.
Considera essencial ampliar os cursos de pós-graduação (mestrados e doutorados), criando condições adequadas de funcionamento e garantindo o status de Universidade no cumprimento de sua missão na região amazônica.
Outra proposta prioritária é dar continuidade ao Plano de ação da comissão de apoio à UNIR do Ministério da Educação, conquistado pelo movimento de greve e provisoriamente suspenso pela fase de transição. Nessa linha, a professora Berenice se compromete a restituir aos Conselhos de Departamentos, de Núcleos, de campi e Superiores o poder de deliberação e respeito às decisões colegiadas.

2 comentários:

  1. Professora Berenice, receba meu apoio nesta empreitada, tenho certeza que trará bons ventos à navegação científica, como sempre foi a 'práxis' de sua docência."You will be there".
    Raimundo Ramos - Letras Ingles - especialização em inglês e leiteraturas - Mestrando em Ciências Literárias

    ResponderExcluir
  2. Minha cara professora: Tú vens no momento exato como candidata a Reitora da UNIR. E quero enaltecer o desafio da Reconstrução da UNIR. Aliás, experiência de reconstrução que pode ser válida a universidade brasileira, toda ela precisando urgente de movimentos para reconstrui-la. Reconstrui-la não apenas no seu formato institucional, mas sobretudo no seu conteúdo democrático, libertário,coletivo e participativo. O material da reedificação deve ser retirado da terra aí de voces e os construtores também devem ser todos dai mesmo. Cuidado com os construtores de fora com seus modelos mágicos, universais, burocráticos e etc. A reconstrução tem que ser revolucionária e não apenas transformadora, mudancista sem alteração na "alma" do corpo da UNIR. Que tú venças são os meus desejos e que venha a UNIR ser um exemplo para um novo caminho à combalida universidade publica brasileira. Eu, teu tio e teu camarada que de longe acompanho a tua luta. Manoel Tourinho, Professor Emérito - UFRA 2010.

    ResponderExcluir