sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

FUNDAMENTOS DA CAMPANHA DA PROFESSORA BERENICE TOURINHO A REITORIA

1.       Uma campanha de eleição para Reitoria tem semelhanças com campanhas políticas da sociedade mais ampla, mas tem diferenças significativas e não se pode confundir uma com a outra.
2.       Uma campanha na Universidade pública, sustentada por recursos que são de todos, que envolve professores, técnicos e estudantes universitários, a elite intelectual de qualquer nação, deve ser a demonstração de que se pode fazer política com respeito e dignidade;
3.       Os ataques pessoais, as ofensas à integridade, os golpes baixos, as mentiras e as calúnias, alimentadas pelo ódio, pela maledicência e pela inveja, são inadmissíveis e não devem prosperar. Destarte, não serão respondidas.
4.       Todos têm direito a expressar suas opiniões, mas os limites estão dados pela regras de civilidade e respeito civil. Nunca é demais lembrar que, terminada a eleição, voltamos às salas de aula, aos laboratórios, aos escritórios, à convivência profissional cotidiana, que exigem colaboração mútua e aceitação das diferenças.
5.       O programa de governo é o alicerce da campanha. Ele descortina os compromissos da candidatura e esclarece o eleitor. Sua divulgação ampla na comunidade universitária é obrigatória.
6.       O conhecimento dos diferentes programas, a sua análise e compreensão permitem uma escolha consciente por parte do eleitor. Uma vez terminada a eleição, é o programa de governo que baliza a administração, com os compromissos transformados em ações.
7.       Os apoios recebidos pela candidatura devem ser públicos e explícitos, baseados em identidade de princípios e idéias. As trocas espúrias, os acordos de bastidores, as promessas vãs, as nomeações equívocas e as prebendas devem ser afastadas da vida universitária, sob pena de também nas Universidades prosperar a corrupção.
8.       A campanha na internet e nas redes sociais segue o mesmo princípio de respeito ao eleitor e aos adversários momentâneos. Há um blog oficial da campanha, onde são veiculadas as notícias e notas assinadas e/ou identificadas pela candidata ou pelo Comitê de Campanha. Não são enviados spam, virais ou documentos falsificados.
9.       Com estes fundamentos esperamos a vitória e a possibilidade de unir, reconstruir e consolidar a UNIR.
Porto Velho, 16 de fevereiro de 2012.
Profª. Drª. Berenice Tourinho
Comitê de Campanha

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