terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Berenice Tourinho defende aproximação da comunidade acadêmica com a sociedade

Em entrevista ao jornalista, Maurício Calixto, no programa A Hora do Povo, na rádio Rondônia FM, nesta segunda-feira (13), a professora Berenice Tourinho, candidata à reitoria da Universidade Federal de Rondônia, falou sobre as principais propostas de campanha e destacou a necessidade da Unir de contribuir com a sociedade. “Precisamos fortalecer a construção de análise social. A Universidade precisa abraçar os projetos que garantam inserção junto à sociedade rondoniense”, ressaltou. 
Berenice Tourinho também lembrou que a Universidade precisa dar visibilidade ao que já é produzido na Instituição, para que a retribuição à sociedade de fato aconteça. “Há muitos professores com trabalhos relevantes, inclusive no exterior, mas não conseguem o reconhecimento merecido”, disse Berenice. Ela defende que apesar do perfil acadêmico, a Universidade tem obrigação de prestar satisfação à sociedade. “Ciência tem que ser voltada para a população. Precisamos ter a produção do conhecimento como bem público”, disse.
Outra proposta de Berenice é o voto paritário. Hoje a reitoria é eleita com 70% dos votos dos docentes, 15% dos acadêmicos e 15% dos técnicos. Como filosofia do Ensino Superior, ela defende que cada representação seja responsável por 33% dos votos. “Isso é democracia. Se estamos com a proposta de reconstruir a Unir coletivamente, é preciso rever esse modelo”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário