quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Berenice Tourinho ganha apoio da comunidade acadêmica em Ariquemes


No debate realizado no campus da UNIR em Ariquemes, na última sexta-feira, entre os candidatos à reitoria da Universidade Federal de Rondônia, a professora Berenice Tourinho, mais uma vez, destacou-se e ganhou apoio da comunidade acadêmica. O debate contou com a participação de técnico-administrativos, professores e acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Engenharia de Alimentos.

Com exceção da reitora interina, todos os candidatos estiveram presentes. Berenice Tourinho agradeceu o convite e reforçou que sua candidatura é fruto de um processo que se iniciou com o movimento de greve e se confirmou com a criação do Fórum Permanente em Defesa da UNIR, local de livre debate e participação de todos, para discussão da Universidade Federal.

Questionada pelo professor Idone Bringhenti sobre boatos de que ela é uma saudosista do regime cubano e que o maior problema dela são seus apoiadores, Berenice respondeu que é, sim, uma admiradora do sistema educacional cubano. "Diga-se de passagem, um dos melhores do mundo, a ilha possui um sistema pautado na meritocracia e tem exportado políticas públicas educacionais para o mundo", destacou.

Sobre os apoiadores, Berenice esclareceu que o apoio vem direto do "núcleo da greve": são pessoas que estiveram à frente do último movimento de greve e que estão no Fórum. “Não posso negar o apoio desses colegas para ganhar os votos daqueles que não gostam deles, tampouco pedir que eles se afastem da campanha”, enfatizou. Berenice aproveitou o questionamento para falar da necessidade de reestruturação, recuperação da governabilidade da UNIR, necessidade de respeito às instâncias deliberativas e das decisões dos Departamentos de Curso, reafirmando que sua gestão será participativa, do coletivo. “Desde o início tem sido assim, desde a própria escolha do meu nome pelo Fórum, num processo de consulta democrático e igualitário, com votos iguais para professores, estudantes e técnico-administrativos”, finaliza. 

No final do debate, Berenice foi cercada por estudantes que fizeram perguntas e manifestaram apoio à sua candidatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário