terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

OS NOSSOS DESAFIOS

1.      Unir a UNIR

As concepções sobre Universidade são as mais diversas, e nenhuma corrente pode assegurar hegemonia sobre outra, especialmente em um mundo em permanente transformação. O dissenso, o debate e o conflito são inerentes à vida acadêmica. As diferentes vozes devem ser ouvidas e as contradições devem ser aceitas. Portanto, é inaceitável uma visão simplista de que unir significa estabelecer uma harmonia de superfície entre contrários.
Dos muitos significados dicionarizados para o verbo unir, destacamos a possibilidade de pôr em contato o que está separado com aquilo que o complementa. A bem sucedida greve, que determinou novos caminhos para a nossa Universidade, colocou em contato pessoas que estavam separadas e o talento de cada um complementou o do outro.
Unir a UNIR significa, na nossa acepção, estabelecer concordâncias, consensos mínimos, complemento de contrários que permitam o avanço institucional.
Para tanto propomos:
- dar continuidade ao Plano de ação da comissão de apoio à UNIR do Ministério da Educação, conquistado pelo movimento de greve e, provisoriamente, suspenso pela fase de transição;
- restituir aos Conselhos de Departamentos, de Núcleos, de campi e Superiores o poder de deliberação e respeito às decisões colegiadas;
- implementar imediatamente o processo de avaliação institucional;
- convocar a Estatuinte, elaborando o novo Estatuto e o Regimento Geral em concordância com a atual realidade da UNIR;
 - administrar coletivamente o projeto de futuro da UNIR, ou seja,  mobilizar toda a comunidade acadêmica, com participação da comunidade envolvente, para a revisão e consequente implantação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).


2.      Reconstruir a UNIR


Sem exagero, pode-se afirmar que a UNIR, enquanto Instituição, foi destruída nas últimas administrações, exigindo um esforço de desconstrução e reconstrução coletiva, para recuperação tanto de seu patrimônio físico como de seu patrimônio imaterial. Os problemas relativos à reconstrução das instalações físicas, das salas de aula, dos laboratórios, dos equipamentos sucateados, das bibliotecas desatualizadas, podem ser tecnicamente equacionados, na dependência de alocação de recursos financeiros. Ou seja, havendo “dinheiros” suficientes e bem administrados, as obras podem ser realizadas e entregues no prazo para usufruto da comunidade acadêmica, os laboratórios podem ser equipados adequadamente, as bibliotecas podem ser atualizadas e modernizadas.
Os problemas de resolução mais complexa, porém, dizem respeito à reconstrução do funcionamento institucional e da recuperação de sua credibilidade junto à sociedade. Há muito que fazer, mas, prioritariamente, podem-se adotar as seguintes providências:                  
                      
- regularizar a Universidade, os cursos de graduação presenciais e à distância e os cursos do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica);
- persistir nas negociações para ampliação do quadro técnico e docente, visando a superar o déficit atual;
- definir uma política institucional para oferta dos cursos de graduação e pós-graduação;
- criar condições adequadas de funcionamento para os cursos de pós-graduação (mestrados e doutorados), ampliando sua oferta, para garantir o status de Universidade e cumprir sua missão na região amazônica;
- definir e implementar políticas  de oferta de cursos para grupos específicos como povos indígenas, populações do campo, quilombolas, ribeirinhos, imigrantes, entre outros;
- garantir condições plenas de acessibilidade nos diferentes campi da UNIR;
- implantar rotinas para procedimentos administrativos e acadêmicos;
- estabelecer uma política de comunicação e modernização dos sistemas de tecnologia na UNIR;
- incrementar a política de assistência estudantil;
- criar um programa interno específico de fomento a pesquisa e a pós-graduação;
- estabelecer bases legais de interação com o mercado do trabalho, oficializando a prática de estágios curriculares e extracurriculares;
- concluir o hospital universitário e estabelecer condições para seu funcionamento.


3.      Consolidar a UNIR

 A união recente de alunos, professores e técnicos significou a mudança de direção da UNIR. Caberá à nova administração resgatar o respeito interno e externo que nossa instituição merece no contexto amazônico e nacional.
 As emergências serão tratadas imediatamente, porém, há questões simples e questões complexas a serem resolvidas, exigindo diferentes tempos de resolução. 
Entre os problemas de maior complexidade, destaca-se a Fundação Rio Madeira - RIOMAR. Os últimos gestores a transformaram de fundação de apoio às atividades da UNIR em organização criminosa (conforme processo no Ministério Público). O seu patrimônio, constituído de prédios em áreas nobres da cidade, é insuficiente para pagar as dívidas trabalhistas. Neste caso, parece haver apenas uma opção:
- liquidar a RIOMAR em conformidade com as normas contábeis e administrativas.
O Laudo do Corpo de Bombeiros sobre as condições de trabalho e estudo no campus de Porto Velho exigirá, igualmente, uma atenção diferenciada por parte da nova administração. É inadmissível que pessoas estudem e trabalhem em condições de risco, esperando que um acidente fatal ganhe as manchetes dos jornais. A solução pode estar em:
- buscar ativamente parcerias com os municípios, com o estado, com as empresas e com a sociedade civil.            
Entre as providências mais simples para consolidar a credibilidade da UNIR, está:
- constituir uma equipe dirigente que some à competência técnica, a postura ética e o conhecimento na sua área de atuação.
A UNIR é uma universidade multi-campi e esta característica exigirá da equipe diretiva um esforço redobrado. Há problemas que se resolvem nos gabinetes, mas é indispensável a presença constante nos diferentes campi:
- acompanhar o cotidiano institucional, para conhecer a realidade local e encontrar diferentes soluções.

O DESAFIO É A GRANDE MOTIVAÇÃO E REFAZER O CAMINHO DA UNIR DEPENDERÁ DO ESFORÇO DE TODOS NÓS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário