sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Berenice apresenta propostas aos alunos de medicina
No debate organizado pelo próprio departamento a candidata se destaca dos demais
 
Com amplo conhecimento sobre a conjuntura do curso de medicina, a candidata à reitoria da Unir Berenice Tourinho, demonstrou suas propostas para alunos e professores da área, em debate realizado nesta quinta-feira, dia 16, no auditório da Unir Centro. “Não dá para contar só com os recursos federais, é preciso direcionar o curso de medicina para a realidade regional. Regulamentar e fechar convênios com instituições que possibilitem as operacionalização de requisitos básicos como a residência e o estágio”, destacou.
 
Lembrou que a Universidade, assim como outros cursos de formato integral, não tem regulamentação do estágio o que implica em riscos para quem deve cumprir horas curriculares em outras instituições como escolas, clínicas ou hospitais. Por isso ressaltou a necessidade de se traçar as regras, e a partir daí, oferecer condições de um aprendizado mais participativo e integrador com a comunidade.
 
O diagnóstico crítico da professora, que também já deu aulas de sociologia na medicina e por isso se sente próxima dos alunos e demais colegas, aponta para a ausência do espaço da negociação. “Quem pretende assumir a reitoria tem de estar consciente do seu papel político institucional. É preciso voltar a atenção para os profissionais do departamento, para as necessidades dos alunos. Discutir com quem sabe fazer para encontrar as soluções”, expôs.
 
Quatro candidatos compareceram ao debate, todos tiveram tempo delimitado em 7 minutos, intermediado pelo coordenador do curso, o médico José Ferrari. Berenice foi última a se pronunciar e com muita clareza e didatismo traçou suas metas de campanha, construídas a partir de numa realidade de desfacelamento da instituição. “Precisamos nos Unir para Reconstruir e Consolidar”, declarou Berenice, reforçando a linhas principais de sua campanha.
 
Outro ponto do debate foi a apresentação de uma nota de repúdio a uma procuradora jurídica da universidade que, segundo o documento, estaria se manifestando contra os interesses do curso. Berenice foi solidária ao posicionamento dos estudantes e sugeriu a descentralização do controle interno da universidade para evitar casos como esse.
 
Por fim, Berenice reforçou o pedido de apoio aos estudantes, grande parte deles com camisetas e botons, estampados com o 40, número da professora para a data da votação, no dia 1º de Março.
 
Fonte: assesoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário